"Bati-me sempre por coisas que iam além de mim e não olhei a sacrifícios. Fiz o que pude, e quem faz o que pode faz o que deve" - Fernando Valle.
04 de Junho de 2007


Luiz Inácio Lula da Silva esteve este dia 4 no HARDtalk da BBC.

Assuntos como o aquecimento global, a cimeira dos G8, as relações bilaterais com os Estados Unidos e as relações bilaterais com a Venezuela e a Bolívia, foram tema de conversa.

Lula da Silva mostrou-se a meu ver bem preparado para responder a Stephen Sackur e mostrou o acerto ideológico necessário na entrevista.

Gostei especialmente da resposta dada quanto às relações Brasil-Venezuela e à questão suscitada quanto à não renovação da licença da TV Caracas e também das relações com Evo Morales e a Bolívia, desmistificando a questão da nacionalização da refinaria que era propriedade da Petrobrás.

Com a coragem de pôr questões em cima da agenda política internacional como a solidariedade Norte-Sul, ajuda aos países pobres e sub-desenvolvidos (sim, porque países em vias de desenvolvimento comigo não cola), o aquecimento global e as responsabilidades que os EUA e a Europa têm nessa matéria.

Fazendo-se valer do estatuto de maior país da América Latina e de uma economia demasiado grande e emergente, questionou a actual composição do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nomeadamente a exclusão de países como o Brasil (ou de um país da América Latina), a Índia e países africanos.

Assumiu-se um verdadeiro líder dos G20 e de todos os países que são permanentemente excluídos da discussão da "realpolitik".

Podem ver tudo aqui
publicado por Pedro Vaz às 20:52
Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
16
17
18
20
23
24
26
27
29
30
Movimento
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Fica aqui o meu contributo: http://minutoacessivel...
Paula Teles foi-me falada pelo Núcleo de Acessibil...
Paula Teles foi-me falada pelo Núcleo de Acessibil...
Gosto disto, vou começar a seguir o vosso blog.......
Sr Pedro Vaz,Como está tã informado pergunto-lhe s...
pena nao haver mesmo uma rampa para o inferno, par...
Olá Pedro Vaz.Cá o Cidadão abt fez questão em link...
Caro Pedro Vaz,Ja verifiquei o link e devo-lhe um ...
Caro Anónimo:http://dre.pt/pdf2sdip/2009/12/251000...
O LICENCIADO COM PRAZER NA POLÍTICA - PEDRO VAZDes...
blogs SAPO