"Bati-me sempre por coisas que iam além de mim e não olhei a sacrifícios. Fiz o que pude, e quem faz o que pode faz o que deve" - Fernando Valle.
14 de Fevereiro de 2008

A SIC acaba de noticiar que os empréstimos a estudantes do Superior (salvo erro 1700) e que ascendem a um valor de 20 milhões de euros superam já as expectativas do Governo.

Bem....... Não sei que diga. Não sei que pense. Supera as expectativas? De que forma? Mas já que supera as expectativas do Governo que seja negativamente.

Acerca disto ocorrem-me algumas considerações. Desde logo importa dizer que a regulamentação dos empréstimos a estudantes no ensino superior há muito que vinha sendo adiada tendo sido concretizada num passado recente pelo Governo do PS não obrigando os estudantes a apresentarem fiadores para os mesmos, assumindo o Estado o risco. Se um estudante quiser usufruir deste tipo de crédito junto de uma instituição bancária não tenho nada a opor e ainda bem que esse instrumento existe.

A meu ver os empréstimos enquadram-se como uma mais opção que os estudantes têm a oseu dispôr e dessa forma não terem que estar dependentes dos pais por exemplo e se for esse o caso. No entanto, os empréstimos não são, não podem ser como que um sucedâneo à acção social escolar. Acho que o Governo também entende assim. Prova disso vejo o facto de em 2 anos terem aumentado as verbas para a acção social escolar no superior como há muito não se via.

Acho que a forma como a notícia saiu não foi, de facto, feliz.

Por último este sistema de empréstimos provocam-me sentimos ambíguos. Por um lado fico satisfeito que exista este mecanismo, aumentando a imediata independência financeira dos jovens estudantes em relação à sua família, ainda que a troco de uma dependência para com as sanguessugas financeiras. Por outro lado deixa-me preocupado, porque a demasiada procura deste produto financeiro seja consequência da falta de meios e condições dos jovens estudantes para prosseguirem os seus estudos, não tendo outras alternativas para continuarem os seus percursos académicos.
publicado por Pedro Vaz às 20:51
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
Movimento
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Fica aqui o meu contributo: http://minutoacessivel...
Paula Teles foi-me falada pelo Núcleo de Acessibil...
Paula Teles foi-me falada pelo Núcleo de Acessibil...
Gosto disto, vou começar a seguir o vosso blog.......
Sr Pedro Vaz,Como está tã informado pergunto-lhe s...
pena nao haver mesmo uma rampa para o inferno, par...
Olá Pedro Vaz.Cá o Cidadão abt fez questão em link...
Caro Pedro Vaz,Ja verifiquei o link e devo-lhe um ...
Caro Anónimo:http://dre.pt/pdf2sdip/2009/12/251000...
O LICENCIADO COM PRAZER NA POLÍTICA - PEDRO VAZDes...
blogs SAPO