"Bati-me sempre por coisas que iam além de mim e não olhei a sacrifícios. Fiz o que pude, e quem faz o que pode faz o que deve" - Fernando Valle.
15 de Março de 2004

Após aquele inqualificável acto terrorista em Madrid, Espanha viveu ontem um grande momento na sua história democrática - as eleições legislativas de 2004, onde votaram mais de 80% dos eleitores. Foi com satisfação que assisti pela televisão às primeiras sondagens da TVE e que mais tarde se vieram a concretizar numa expressiva vitória de Zapatero e do PSOE.

Desta vitória eleitoral podemos concluir várias coisas. A primeira é que (como constatámos em Portugal aquando das autárquicas em 2001) as sondagens são cada vez menos fiáveis. Da quase maioria absoluta do PP, de Aznar e Rajoy, vimos uma minoria quase "absoluta" nas urnas. A segunda é que por mais areia que se atire para os olhos do povo, ele afinal consegue ver bem e distinguir quando o tentam enganar. Foi isso que aconteceu em virtude da politização do atentado que vitimou todas aquelas pessoas.

No entanto, o que me deixou mais satisfeito foi, sem dúvida, o facto de Espanha ter virado à esquerda e virar à esquerda agora tem um especial significado.

Para mim, as eleições em Espanha são os indicadores do que se irá suceder na Europa, senão vejamos: Depois da vitória de Felipe Gonzalez a Europa foi sucessivamente virando à esquerda nos seus diversos países (entre eles Portugal), depois venceu Aznar e a direita e aconteceu o mesmo no resto da Europa, com uma desatrosa viragem à direita. Agora o PSOE ganhou novamente as eleições em Espanha, liderados por um "bom político". Penso que é um pronúncio de uma nova viragem à esquerda dentro da Europa. Se o for ainda bem, pois estamos a precisar mais que nunca de uma Europa Social e não de um Europa Mercantilista e Contabilista.
publicado por Pedro Vaz às 06:13
Março 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Movimento
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Fica aqui o meu contributo: http://minutoacessivel...
Paula Teles foi-me falada pelo Núcleo de Acessibil...
Paula Teles foi-me falada pelo Núcleo de Acessibil...
Gosto disto, vou começar a seguir o vosso blog.......
Sr Pedro Vaz,Como está tã informado pergunto-lhe s...
pena nao haver mesmo uma rampa para o inferno, par...
Olá Pedro Vaz.Cá o Cidadão abt fez questão em link...
Caro Pedro Vaz,Ja verifiquei o link e devo-lhe um ...
Caro Anónimo:http://dre.pt/pdf2sdip/2009/12/251000...
O LICENCIADO COM PRAZER NA POLÍTICA - PEDRO VAZDes...
blogs SAPO